terça-feira, agosto 23, 2005

Olhando do alto...


Essa é a vista que temos da saída de Santa Rita do Passa Quatro para Santa Cruz da Estrela, distrito a 17 km de distância. É na beira dessa estrada, a dez quilômetros e pouco que está localizado o Sítio das Macaúbas.

Dá pra ver bem pela foto como estamos no alto, por cima de tudo, né? Estamos na região chamada de Terras Altas Paulistas. Além da própria Santa Rita do Passa Quatro, temos São Carlos, Analândia e Brotas, e mais algumas cidades, inclusive Pirassununga e Porto Ferreira. Essa última é a cidade que se avista plano médio na foto. Mais para a esquerda fica Pirassununga. Mais para diante, no rumo do horizonte bem na direita da foto, fica Descalvado e mais além, fora já do horizonte abarcado nessa imagem, fica São Carlos. Todas elas também fazem parte das Terras Altas, embora só São Carlos esteja, de fato, bem no alto.

O sítio que aparece na beirada do “vazio” é de um casal de amigos, por sinal, com a família recém-ampliada por mais um pimpolho. Na divisa do sítio começa a descida abrupta para a parte baixa do município. Essa encosta é coberta por uma mata razoável, com uma boa população de macacos, que berram um bocado de manhã e de tarde. Esse sítio estava abandonado, nada mais era que um pedaço de pasto pouco freqüentado. Assim que eles mudaram, nos primeiros três dias, foram “visitados” por 3 ou 4 cascavéis, com certeza aborrecidas pela invasão de território. Depois dessas visitas, felizmente, não deram mais as caras por lá.

Esse não é o ponto mais alto de Santa Rita do Passa Quatro, que é o Pico do Itatiaia. Mais pra frente voltarei lá para fotografar a região. Mas será melhor fazer isso depois de uma boa chuvarada, com o horizonte limpo.


.

Nenhum comentário: