terça-feira, agosto 16, 2005

Girassol, um pouco mais


Guri, criado em fazenda de café, agricultura pra mim era café. Cafezal a perder de vista e a gente perdido lá dentro, tudo parecendo igual pra qualquer lado que se olhasse. Lavoura mais chata, a única diversão era procurar ninhos de rolinha e tico-tico nos pés de café. Fora café, era um tratinho de feijão aqui, arroz nos brejos, um tanto de milho pras galinhas, pros porcos e pro fubá. Onde tinha usina, tinha cana. tirando isso, nada mais.

A soja, o milho bem plantado, profissionalmente, a cana por toda parte, os grandes laranjais, tudo isso é coisa mais moderna, mais recente, fruto de uma agricultura que evoluiu e se diversificou. Guri, girassol era aquela planta bonita de um filme água com açúcar – “Os girassóis da Rússia”. Por aqui, era planta de raros jardins. Há alguns anos, timidamente a princípio, sua cultura começou a ganhar espaço nas áreas de renovação de canaviais. Com o crescimento da classe média e com a maior ênfase à saúde e à qualidade de vida, o óleo de girassol também ganhou espaço nas gôndolas dos mercados e nas cozinhas de famílias jovens com bom nível de renda. Lentamente o girassol foi crescendo em área e importância. É pequena a área e pequena sua importância no volume total de grãos, mas em cinco ou seis anos esse quadro estará bem diferente.

Respondendo ao Fernando, eu só "plantei" girassol em bordadura (beirada) de roça de milho pra chamar a atenção das maritacas e periquitos. Esses “simpáticos” e barulhentos visitantes adoram milho! O pior é que abrem uma espiga, comem meia dúzia de grãos e vão para outra. A espiga aberta fica exposta ao ataque de fungos e insetos e o agricultor fica com um belo prejuízo. Plantando girassol nas beiradas, procurei atrair a passarinhada pra essas plantas, salvando algumas espigas. Deu certo pra eles. Tiveram dieta diversificada. Quanto a mim, bom, restou a satisfação masoquista de ver os bandos voando e gritando satisfeitos por todo o sítio.

Está em meus planos plantar girassol como lavoura de “safrinha”, ou lavoura de inverno. Normalmente, a principal lavoura é a de verão, que se inicia com as chuvas de primavera, em outubro. As lavouras de inverno como sorgo, o próprio milho-safrinha e o girassol, são plantadas logo após a colheita da lavoura de verão, entre janeiro e março, ou princípio de abril. O sorgo e o girassol são interessantes porquê suportam relativamente bem o período seco que se inicia em maio, geralmente. Quando eu plantar, entretanto, será para picar a planta inteira e ensilar, fazer silagem para o gado comer na seca.

O plantio para produção de grãos e, posteriormente, de óleo, se dá, principalmente, em algumas áreas do cerrado goiano e mineiro, em algumas regiões de São Paulo e do Paraná, bem como no Rio Grande do Sul e Santa Catarina.




Essa foto mostra o campo de girassol do meu vizinho Sandro.

Curioso, o cinza do céu, as árvores desfolhadas, a própria lavoura, a paisagem ao fundo,
tudo parece indicar uma lavoura de girassol no Canadá.

.

Um comentário:

Anônimo disse...

É, as maritacas devem fazer a festa no milharal.
Estava lendo no post da Índia Ursa Sentada sobre os vagalumes e me lembrei de vc. Provavelmente aí no Sítio das Macaúbas ainda deve ter vagalumes brilhando a noite, não tem?