De vez em quando gosto de reler o texto abaixo. Eu gosto porque me dá uma perspectiva um pouco diferente daquela que me dá o jornal diário, o noticiário da tv, a própria internet. E rele-lo foi o que fiz há pouco e achei que seria legal colocá-lo aqui no blog.
(Em português moderno da Terra de Vera Cruz é de bom tom dizer: “disponibilizá-lo”.
Então tá, aí vai o texto, devidamente disponibilizado.
Uma Questão de Bitola
A bitola padrão (distância entre os trilhos) das estradas de ferro americanas é de 4 pés e 8 1/2 polegadas. É um número bem esquisito. Epor que essa bitola é usada? Porque é essa a bitola usada na Inglaterra, e as ferrovias americanas foram construídas por ingleses.
Mas por que os ingleses usam essa bitola? Porque as primeiras linhas foram construídas pelos engenheiros que construíram os primeiros bondes, e foi essa a bitola usada.
Mas, então, por que era essa a bitola? Porque o pessoal que construiu os bondes usava os mesmos gabaritos e ferramentas para fazer as diligências, que usavam essa bitola.
Tá! Mas por que as diligências usavam essa bitola? Porque se elas usassem qualquer outra bitola as rodas quebrariam nos sulcos das estradas inglesas, que têm seus sulcos muito uniformemente cavados.
Mas por que as estradas inglesas têm sulcos tão uniformes? Porque as estradas inglesas, como a maioria das velhas estradas européias, foram construídas pelos romanos para a movimentação de suas tropas. E as carroças e as bigas usavam a mesma bitola para não quebrarem nos sulcos das estradas.
Então chegamos à resposta da pergunta original. A bitola padrão das ferrovias americanas é de 4 pés e 8 1/2 polegadas porque deriva das especificações originais das carroças militares do exército romano. E que foram determinadas para que pudessem permitir a passagem de duas bundas de cavalo lado a lado.
Veja uma extensão interessante deste texto: Quando você vê o Space Shuttle em sua base de lançamento, sempre há dois foguetes propulsores auxiliares presos a ele perto dos tanques decombustível, chamados de SRB (Solid Rocket Booster).
Os SRBs são feitos pela Thiokol, numa fábrica em Utah. Os engenheiros que os projetaram queriam fazê-los um pouco mais gordos, mas eles deviam ser enviados de trem até Cabo Canaveral. Como existem túneis no caminho, e esses túneis foram construídos para comportarem um trem, cuja largura tem, é claro, aproximadamente a de duas bundas decavalo...
Chegamos à conclusão de que o desenvolvimento de um dos maiores projetos de transporte da humanidade foi originalmente determinado pela largura de duas bundas de cavalo romanos.
[Autor desconhecido]
.
Nenhum comentário:
Postar um comentário