quinta-feira, novembro 17, 2005

Assoreia, assoreia...


Essa terra que se vê na foto é uma microscópica parte de toda a terra que escorreu do canavial acima. Não é um canavial ruim, teve até boa produtividade, pois a cana é adubada, etc e tal. Mas esse nosso solo arenoso em área inclinada não agüenta o tranco das chuvas: escorre.

Assoreou o “corguinho” alguns metros pra baixo. Cresceu capim na área assoreada. A Polícia Ambiental não deixou a prefeitura desassorear. Uma chuva forte provocou uma ruptura na estrada. Prejuízo: trânsito interrompido por 100 dias e uma despesa de quase meio milhão para a prefeitura de Santa Rita do Passa Quatro.

Tem mais: o corguinho leva areia em suspensão pro Rio Claro, que já recebe terra de outras áreas. O Rio Claro leva uma parte dessa terra pro Mogi-Guaçu, uns quilômetros abaixo, gerando mais assoreamento. O Mogizão deságua no Pardo, que logo depois deságua no Grande, que mais abaixo vai juntar-se ao Paranaíba e formar o Paraná.

Itaipu, pelo que sei mas nada oficial, tem uma vida útil meio curta, em função do assoreamento da represa.

A mesmíssima coisa, mas um pouco pior, acontece com o São Francisco, com o assoreamento matando os rios formadores nos planaltos de Minas Gerais e Bahia. Paraíba do Sul? Também com problemas. Mostrem-me um rio brasileiro e eu mostrarei um rio com problemas de assoreamento.

O Rio Taquari, em pleno Pantanal, tem inúmeros locais onde a gente atravessa caminhando, sem problemas, com a água mal e mal chegando à cintura. Nos pontos mais fundos.

4 comentários:

Anônimo disse...

Te mostro o Rio Uruguai, entao. Ele tem problemas de assoreamento? E as usinas construídas ao longo dele?
X`s.

Anônimo disse...

Emerson, você parece meu pai: sabe de tudo. Será que o Brasil tem jeito, ecologicamente falando?

Anônimo disse...

Emerson

A tragédia do meio ambiente e dos recursos hídricos deste grande país é incomensurável...

Nelsinho

Anônimo disse...

O problema e´q a gente ve isso em todo o planeta.Nao e´so´no Brasil nao.E as pessoas responsaveis sao incopetentes ou corruptas.Isso tb nao difere muito.