sexta-feira, junho 03, 2005

Everest

Vista do Everest, iluminado pelo sol, a partir de Kalaphathar, Nepal.
file:///C:/Documents%20and%20Settings/Cia% Posted by Hello

Ontem, 10 anos e alguns dias depois que Waldemar Niclevicz e Mozar Catão foram os primeiros brasileiros a atingirem o cume do Everest, a 8.848 m de altura, nada menos de três brasileiros repetiram a façanha: o mesmo Waldemar, pela segunda vez, e seu companheiro Irivan Burda, e Vitor Negrete. Rodrigo Raineri, companheiro de escalada de Vitor, desistiu a apenas 50 metros do pico. Isso mesmo: cinquenta metros.

Waldemar e Irivan subiram pela face sul, essa que aparece na foto, considerada menos difícil e perigosa. Rodrigo e Vitor fizeram a escalada pela face norte, a partir do Tibet. É bom lembrar que o Tibet é uma nação dominada pelos chineses, que o invadiram na década de 50. Essa rota é mais perigosa e difícil e os dois tentavam a escalada sem recorrer ao oxigênio das garrafas. Mas perceberam que a tentativa seria muito arriscada e desistiram, felizmente. A renúncia de Rodrigo em tentar os últimos metros é admirável. Lá no alto costuma sobrar coragem e faltar inteligência. Mas a coragem, muitas vezes, é cega, e leva a tragédias.

Um grande feito.

.

3 comentários:

Anônimo disse...

O Everest é só um sonho.

Anônimo disse...

Bela foto. Lembra o sol se pondo. Lembra "Before the sunset". Ethan Hawke, Julie Delpy. Recomendo.

Emerson disse...

Gostei muito desse filme. Infelizmente não assisti o primeiro - "Before the sunrise". Pretendo corrigir essa falha logo. Pelo menos o segundo é um dos filmes que entraram na minha lista de compras. É um filme para ver e rever mais de uma vez.