sexta-feira, junho 03, 2005

Bairrismo... Preconceito... Boçalidades...



Alguns anos atrás...

Pousamos no Salgado Filho, o aeroporto de Porto Alegre. O vôo não estava muito lotado, mas já era o bastante para atravancar e congestionar a esteira de bagagens. Estávamos em 3, talvez 4, nem lembro mais e todo o equipamento de gravação, que nunca é pouca coisa, além de volumoso. Ainda mais naquela época. Não faço mais idéia do motivo, se é que existiu algum, mas de repente um sujeito começou a vociferar contra mim. Olhei espantado, lembro bem disso. E mais espantado fiquei com o ataque verbal do cara. Não lembro do que ele me chamou, acho que apaguei da memória, mas lembro dele dizendo que eu nada tinha a fazer ali, que gente como eu tinha que voltar pra onde tinha vindo. E mais algumas coisas no gênero. Fiquei mudo. Por puro espanto, puro choque. Senti-me diminuído, profundamente humilhado, envergonhado por estar ali, vivendo aquele momento. Eu, que tanto falo e costumo usar bem as palavras e chego a abusar da ironia, muitas vezes cruel, reconheço, permaneci mudo. Sem saber o que falar. Sem acreditar que aquilo acontecia comigo no Rio Grande do Sul, um lugar que gosto tanto, onde tive e tenho inúmeros amigos. Minha mudez era extensiva à minha equipe. Felizmente não foi extensiva aos demais passageiros, a maioria gaúchos. Alguns deles, incontinenti, saíram a reclamar do sujeito que me agredira e a dar-lhe uma descompostura. Ficou tudo por isso mesmo. Do episódio só me restam lembranças quebradas. E já é muito.


Ainda ontem, num blog sobre futebol do jornal O Globo...

“Emerson Gonçalves: pq vc não coloca seus comentários em um blog da Folha de S. Paulo ou congênere? Que história é esta de o Paulista vai ser campeão? Mais respeito.. o seu São Paulozinho, com Rogério Ceni melhor do mundo e Grafite- amante da bola, tomou um passeio no Maracanã. Vc fica aqui num jornal do Rio, enchendo os blogs com comentários bairristas sobre São Paulo. Ninguém aqui no Rio está interessado nos times paulistas. Fica ocupando espaço com inúmeros comentários desinteressantes. Vá lá... o SP tem um time mediano e pode ser campeão da Libertadores... mas limite-se a esta competição, já que o meu Flusão vai ser o campeão do Brasil. Nem o jogo do Flu vc viu e fica se arriscando a comentar. Saudações!”

Numa primeira leitura, fiquei espantado e furioso. Redigi uma resposta curta mas dura. Deletei. Não há o que responder, dada a ignorância manifesta do indivíduo. Pior que a ignorância, o péssimo humor, ou ausência total de humor.


Como todo ser humano normal sou bairrista. Gosto do lugar onde nasci e vivi, só isso. Mas, curiosamente, justamente sobre o Rio de Janeiro não posso ser acusado de bairrista. Adoro o Rio de Janeiro. Gostaria de morar lá uns dez dias por mês. Outros dez em São Paulo. Outros dez no sítio.

Depois, num segundo momento, associei essa manifestação a racismo, preconceito.

Agora, num terceiro momento e releitura, consigo reduzi-la ao que é: um ataque bobo e sem sentido de pura boçalidade.


Seja como for, esse tipo de coisa é dolorida, sim.


.

Nenhum comentário: