terça-feira, junho 14, 2005

3a-feira...


3a-feira de manhã...

Bom dia. É manhã de 3a-feira, 14 de junho de 2005. Sem melodrama, a verdade é que não sei se amanhã estarei com espírito para desejar "bom-dia" a quem quer que seja. Talvez nem para mim. Não sei do país, mas eu estou nervoso, ansioso, esperando pelo depoimento de RJ logo mais à tarde. Por mim, nessa altura do campeonato, quero mais que RJ dê com os burros n'água. Quero mais que o governo faça das cpis gatinhos manhosos pedindo leite e não leões raivosos exigindo carne. Tudo que eu quero e preciso nesse momento é de mais 8 meses de trabalho. Mais 8 meses de economia relativamente tranquila e em crescimento. Preciso de 8 meses para recompor as vidas da empresa e da família. Apenas 8 meses. Eles não vão solucionar tudo, mas com eles dará pra respirar e tocar em frente, acreditando em dias melhores, algo assim como 48 meses seguidos de trabalho. Acho que isso não passa de sonho. A hora do pesadelo está pra começar de verdade.


3a-feira à noite...


"Antes de se saber se a oposição conseguiu ou não acuar o governo, fica a constatação de que o próprio Congresso, os partidos e a política em geral saíram perdendo. Um jogo feio, sujo, triste e que não dá muitas esperanças ao povo."Esse é o trecho final do post do Moreno em seu blog, há pouco mais de hora e meia. A conta, só para variar, será paga por quem depende de trabalhar para viver. Salvo engano, ou salvo algum milagre, essa patifaria abre um novo ciclo de baixa na atividade econômica. Pelo andar da carruagem, agora com secretárias e motoristas surgindo como em toda CPI que se preza (e hoje não foi CPI, foi só a comissão de ética...), o lixo irá sobrenadar e infectar nosso dia-a-dia por um bom tempo. Provavelmente conduzirá a nada, como de hábito na Terra de Vera Cruz. Mas haverá muito sofrimento nas bases da pirâmide. (Sim, a nossa é uma pirâmide com várias bases; tem a base propriamente dita, tem a base um pouco mais acima, tem a base da "classe média", tem outras bases.)


3a-feira, um pouco mais tarde...

O mais interessante e curioso é que ninguém lembra, ninguém comenta, ninguém protesta contra o fato desse congresso não ser representativo.

Esse congresso é fruto dileto da ditadura militar. Foi idealizado pela mente brilhante do "gênio da raça" - como bem o chamou Glauber - Golbery do Couto e Silva, juntamente com outra mente brilhante: Ernesto Geisel. Eles já se foram há muito, mas seu congresso continua aqui, deitando e rolando, para não falar outra coisa.

"Tudo isso que está aí" é fruto do Pacote de Abril. O 3o senador por estado, uma aberração. Uma câmara baixa onde os votos de muitos valem menos que os votos de poucos. Onde os estados mais desenvolvidos, ou menos mulambentos, tanto faz, deixo ao gosto de cada um a escolha da melhor adjetivação, têm seus habitantes sub-representados.

Temos pouco mais da metade da população dos Estados Unidos. Nossa economia é qualquer coisa como 1/15 da economia americana. Temos a metade dos estados americanos. Entretanto, temos um número maior de parlamentares que os americanos. Talvez porquê nossa democracia seja mais evoluída, né? Talvez porquê sejamos melhor representados, né? Afinal, a gente vota eletronicamente e os panacas nem conseguem votar direito. Deve ser isso.

A verdade é que tudo isso é cansativo. Nada disso, nada dos resultados que estão por vir - ah... os resultados que estão por vir... - e que serão nada, compensa o sofrimento, compensa a dificuldade ainda maior que será viver nessa república infecta.

Militei na esquerda, militei na clandestinidade, nunca me arrependi, pelo contrário, sempre me orgulhei. Temo estar começando a repensar esse meu passado. Nesse momento, sinto-me tolo, palhaço, um crente ignorante como todo crente. O conhecimento e o cinismo que adquiri ao longo de muitos anos não mais me bastam para observar "tudo isso que aí está" e não sentir engulhos.

I'm so sorry.


À guisa de p.s.:

E, já me parece líquido e certo, não terei meus preciosos 8 meses seguidos de trabalho.


.

4 comentários:

Anônimo disse...

Vc anda tão sumido! Virou intelectual e sumiu dos blogs do proletariado é? Ficou cabeça demais? Que que tá pegando? Onde está o bom e velho Pykareta???

Tô com saudade

Beijoca
Chapeira

Anônimo disse...

Olá! Posso confessar uma coisa? No início de toda essa celeuma, eu custava a acreditar que RJ poderia mesmo estar envolvido em alguma coisa. Não que eu acreditasse que ele era um político honesto, mas tinha em mente a sua figura bonachona, da época dO Povo na TV, político de centro que sempre deu um jeito de ficar perto e de bem com a direita. Do tipo me-deixem- aqui-quieto-que-não-vou-incomodar-ninguém. Mas essa crença passou rapidinho... Só não sei o que esperar disso tudo. Minto, espero que vc não desista do seu passado. Não se canse. Somos todos palhaços mas temos que acreditar que vale a pena, não é mesmo? Bom, só vim retribuir a visita e acabei falando demais. Até mais!
PS: Você estava bem ansioso, hein?

Emerson disse...

hahahahahahahaha...


Fá, sumido estou.

Intelectual virei não. Para tanto, faltam-me disciplina e talento. e vontade, claro.

Mas uma coisa é vera, cara mia: tenho andado meio sumido e meio besta, também. :o)

Viu? Zé Dirceu não é mais governo e o governo não caiu. Fantástico! O país continua respirando, fora da UTI, sem aparelhos. Que coisa, né?

... ... ...

Ando meio besta não. Ando mesmo é besta inteiro.

Emerson disse...

Oi Cláudia, prazer em recebê-la a bordo. Esse blog já foi menos chato e menos besta. Foi mesmo. Se tá assim é culpa minha, da minha ansiedade tola com o futuro, já respingando no passado. Besteiras. :o)