As palmeiras macaúbas abundam, daí o nome que dei a ele. Essa palmeira é exigente, não cresce em qualquer solo, prefere os bem drenados e com boa fertilidade. O próprio sítio, embora pequeno, abriga vegetação nativa de dois grandes biomas, a mata latifoliada do planalto, uma das variantes da Mata Atlântica, e o cerrado. A convivência é harmoniosa.
O pequi, por exemplo, é uma típica planta do cerrado do Brasil Central. Esse da foto, infelizmente, não é o do sítio. Ele fica numa reserva municipal próxima à chácara onde moram meus sogros.

Já a munguba, também chamada de castanheiro-do-maranhão ou falso-cacau, é arvore nativa do norte, mas que se dá bem por aqui, frutificando razoavelmente, até.

Quero crer que essa região já abrigou araucárias nativas. Há relatos a respeito. Plantei alguns pés, mas as bezerras fizeram-me o favor de matar dois deles, além de dois ipês. Vou plantar mais algumas, pois a araucária para frutificar precisa de plantas fêmeas e machos para que haja polinização. Por aqui também vai bem a castanha portuguesa, da qual plantarei alguns pés ainda esse mês de janeiro que vai entrar. Vai ser interessante ter à mesa, no futuro, castanha portuguesa e castanha-do-maranhão, ambas produzidas no mesmo local. Coisas que só essa zona de transição proporciona, com seus dias quentes e noites frias.
.
4 comentários:
Nossa Emerson, você nasceu para isso..incrível como a gente sente que sua escrita vem carregada de vida . Não sei o que faz mas digo que , com certeza , voc~e prefereria estar aí, no campo.. cuidando das coisas simples , lindas, da natureza..dos animais...
Bem você mora num parte muito agradavel com bastantes arbustro um lugar perfeito para pode relax é não entra em stress como a cidade.
essa árvore Munguba tem o meu sobre nome também.eu queria adquerir uma muda dessa árvore para poder representar o símbolo da minha familia.
Olá, bom dia Sr. Emerson,
Venho acompanhando o comportamento da munguba a mais de 20 anos e sou um verdadeiro apaixonado por está planta, já fiz dezenas de experiências e tenho certeza que será a planta do futuro,pois alem de ser muito resistente permanece com folhas o ano inteiro contribuindo substancialmente ao meio ambiente com aproveitamentos de sua produtividade e sem a necessidade de corte, parabéns pela matéria gostaria de trocar mais informações sobre o assunto.
Emmerson, a munguba é excelente para arborização na cidade. Não quebra a calçada, mesmo tendo engrossado bastante. Ela forma uma copa arredondada como poucas arvores.
Em Araçatuba-SP é comum encontra-las nas calçadas, principalmente.
Um Grande abraço do
Claudio Lot, Londrina PR
Postar um comentário