sexta-feira, maio 13, 2005

O âmago do estróbilo

O silêncio da noite foi quebrado por ruídos estranhos. Diferentes. Tão súbito como começou, parou.

Pouco depois, novos ruídos estranhos, e também o barulho de coisas caindo no chão de madeira da sala.

Estranhamente, porém, os cachorros que latem por qualquer barulhinho diferente, permaneceram quietos. Todos os 6. Como não latiram nem rosnaram, tudo estava bem. E eles, com certeza, sequer dignaram-se a abrir os olhos e perscrutar a escuridão, tentando descobrir o que causara a barulheira. Deu a impressão deles terem derrubado um pacote de ração.

Bom, se tudo está bem para os cachorros, está ainda melhor para nós.

Foi só de manhã cedo que descobrimos a causa dos ruídos: a pinha, também conhecida botanicamente como estróbilo, abrira-se e os pinhões caíram, espalhando-se por cima do móvel onde estavam e muitos caindo no chão, no que deve ter sido uma verdadeira cascata de pinhões formados e não formados.



O âmago do estróbilo
file:///C:/Documents%20and%20Settings Posted by Hello

Não sei se esse estróbilo, essa pinha, rendeu muito ou pouco ou mais ou menos. Mas se todos os pinhões não formados se formassem, o volume dela teria de ser umas 8 a 10 vezes maior. Um saco plástico cheio deles está a caminho do sítio, onde vai alimentar o fogão a lenha. Acho que depois de secos ao sol vão render bem no fogo.

Grato, César, pela informação sobre Santa Catarina. Por aqui, nos altos da Mantiqueira e também no Paraná, o pessoal chama os estróbilos de pinha. Eu usei esse nome em homenagem a uma professora de botânica na faculdade – fiz dois anos de biologia e parei... – e para provocar uma certa curiosidade. Além disso, sempre poderei dizer que “blog é cultura”. :o)

Esse um em particular, achei meio verdolengo. O pessoal abria seus parceiros, iguais na coloração, batendo com o machado. Ninguém estava disposto a esperar alguns dias para que ficasse seco e soltasse os pinhões. Como de hábito, o homem apressando a natureza.

Ah, sim, o que está no centro dos pinhões não é algum brinquedinho da Sue Johanson, não. Hehehehehe

É apenas e tão somente o coração da pinha, o âmago do estróbilo.
E com essa eu paro por aqui antes que apanhe.

.

Nenhum comentário: