quinta-feira, maio 12, 2005

Céu de brigadeiro e o IUV

Acabo de consultar a previsão do tempo. os próximos dias serão lindos, esplendorosos, céu com poucas nuvens, ventos de nordeste variando entre 10 e 13 km/h, temperaturas entre 7 e 29 graus centígrados.

Ou seja, pior impossível.

Sem nuvens, sem chuvas.
O sol direto sobre as plantas e os animais e o solo.
E o vento arrastando, chupando, secando a pouca umidade que ainda resta.

Eu deveria ter plantado e formado quebra-ventos. Sim, eu deveria.
Eu deveria ter uma boa área com cana já formada e no ponto de corte. Sim, eu deveria.

Sim , eu deveria ter feito tantas coisas.

-x-x-x-x-x-x-x-x-

Essa previsão que consultei, via net, claro, traz um dado novo e muito interessante: o índice de raios ultravioleta. Com céu azul e sol à vontade, o índice para Santa Rita do Passa Quatro é alto – 8. Portanto, é recomendável o uso de protetor solar, não ficar exposto ao sol entre meio-dia e duas da tarde e não deixar de usar camisa e boné.

Daqui a pouco teremos de fazer um curso de nível superior ou acima, simplesmente para viver.


-x-x-x-x-x-x-x-

Um pouco mais sobre o IUV:

O cálculo é feito a partir da concentração de Ozônio, estação do ano e características geográficas, como altitude e tipo de solo.O IUV é uma medida de intensidade da radiação Ultravioleta relacionado com os efeitos sobre a pele humana.

Classificação do IUV

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o IUV é classificado conforme sua intensidade e a tempo de exposição ao sol, de acordo com a tabela:

Índice Ultravioleta Baixo - até 2 - Você pode permanecer no sol o tempo que você quiser!

Moderado - entre 3 e 5 - Em horários próximos ao meio-dia procure locais sombreados. Procure usar camisa e boné. Use o protetor solar.

Alto - entre 6 e 7 - A mesma recomendação anterior.

Muito Alto - 8 a 10 - Evite o sol ao meio-dia. Permaneça na sombra. Use camisa, boné e protetor solar.

Extremo - acima de 11 - A mesma recomendação anterior.


O Efeito da Nebulosidade

O valor calculado refere-se a uma condição de céu claro, sem a presença de nuvens. Com nebulosidade, a radiação é atenuada, e o IUV assume valores menores.


.

2 comentários:

Anônimo disse...

Licença? É aqui que vive um tal Pykareta? Vim cobrar uma conta lá da padaria da Dona Chapeira. Diz ela que o homem sumiu e não deixou rastro. Falou também que é pra ele ligar um tal de MSN que ela tá precisada de falar com ele.

Vou deixar a conta aqui tá?

Ah...não é por nada não mas vcs. tão precisando de uma diarista aqui? Tá um pó danado... Deve ser coisa daquele time que o dono daqui torce né? Minha patroa sempre diz que o sujeito é muito pó-de-arroz mesmo.

Tô saindo.

Ah, patroinha disse que vai executar a dívida. Vixe!!! Aquela mulher é o cão! Eu hein!

Fui

Aristides - Aspone da Pão na Chapa Corporation, Blog & Food.

Anônimo disse...

As informações sobre o IUV são muito interessantes mas.... por que tanta desolação? As plantas e os animais já estão sentindo a falta de chuvas? A ausência delas nessa época é normal e animais e plantas estão - ou deveriam estar -adaptados. O solo está seco mesmo ou é só uma camadinha na superfície? Não desanime, rapaz, mesmo porque você não está sozinho: nem na árdua tarefa de se adaptar à ausência de chuvas nem na triste constatação de que muita coisa deveria ter sido feita mas não foi. Não é uma justificativa nem um consolo .... somente solidariedade.