quinta-feira, junho 29, 2006

Barbatimão


Há meses minha mãe vem sendo incomodada por uma ferida no pé que não fecha.

Vai num médico e vai no outro, passa uma pomada daqui, outra dali, e bota gase, e tira a gase, e a ferida ali, impávida frente ao ataque da medicina moderna.

Aí, alguém diz pra ela que chá de casca de barbatimão é tiro e queda. Coincidentemente, no fórum sobre cavalos e equitação circula a mesma informação e o pedido de gente querendo a casca da árvore pra fazer chá e aplicar nos cavalos, pois, segundo relatos confiáveis é tiro e queda.

Bom, barbatimão não falta no sítio, como esse da foto.



São até um problema, na verdade, pois seus frutos – grandes vagens duras – são tóxicos para o gado e os danados são as únicas árvores do pasto das vacas no leite e também, justamente esse da foto, sombreia o bezerreiro. Isso quer dizer que quando as vagens começarem a cair, teremos de recolher todas e tirar do pasto e do piquete.

A Rosa cortou pedaços da casca grossa e dura dessa árvore mesma. E com poucos dias de pé banhado no chá, a ferida secou. Muito bom.

Dizem, também, que esse chá, aí como chá mesmo, para beber, é cicatrizante de respeito para úlceras. Só que o trem é ruim que dói. E, digo eu, se é tóxico para o gado, pode sê-lo também para humanos. Tem que se tomar cuidado.

Mas a ferida no pé da minha mãe está seca e quase boa.


.

7 comentários:

Anônimo disse...

Emerson, mesmo sendo cetico em relação a muita coisa,vi dentro de minha casa muitas pessoas sendo curadas de doenças com chas e infusoes,com ajuda de um livro sobre ervas medicinais e sob o manto da igreja catolica(senao seriam tachados de curandeiros)meu pai e minha mae faziam o chamada teste do ferrinho( segundo os padres uma indicação japonesa ou algo assim)meu pai pequeno sitiante chegava no sitio e falava pros sobrinhos as ervas que precisava e como colhe-las, trazia pra cidade , secava , cortava e embalava, para distribuir( sem nunca interferir nos tratamentos alopaticos) aos necessitados, vi muita gente voltar so pra agradecer, acho que valeriaa pena um estudo mais interessado no valor de plantas como ppata d e vaca,boldo,tançagem e outros, so nao devemos substituir o conhecimento medico mas aaproveitar a sabedoria da natureza.

Anônimo disse...

Emerson,
Sei lá quando vc mandou esse post e acredito que deva receber por e-mail, caso mantenha o seu cadastro.

O que eu quero dizer a você é que o Barbatimão foi responsável pela cicatrização de uma alergica que me acometeu durante os 7 a 12 anos.

Ou seja, cinco anos ficamos tentando fazer todo tipo de tratamento e nenhum deu jeito, até que tomei barbatimão e fazia banho nas feridas que apareciam nas minhas mãos e pés.

Foi um milagre.

Em pouco tempo, estava absolutamente curadas.

De tempos e tempos elas aparecem, percebi que é porque como feijão, quando não como somem, mas como a minha mãe faz um feijão com linguiça primoroso, prefiro as feridas nos dedos... rs

Então, não precisa se preocupar não. Realmente o barbatimão é um santo remédio.

Boa sorte, se é que se sua mãe ainda não está saltitante sem nada para preocupá-los.

Sorte,
Sara

Unknown disse...

Oie, minha sogra está com mesmo problema em seu pé esquerdo onde posso encontrar essa "pomada" qdo fui para o interior de minas gerais nas ferias de julho ouvi falar nesta erva mas aqui não, me ajude, pois no local da cirurgia feita a um mês está feio.

boa noite, aguardo contato.

Tais am....

professora cuba disse...

oi, moro em conchas(sp) e minha mãe está com ferida no calcanhar. Médica receitou barba timão erva para banhar pernas e ferida.Comprei aqui mesmo em uma farmácia. Estou esperando resultado.


boa noite.

Profcuba

Marcelo Luiz disse...

Bom dia, a duas semanas passei por uma cirurgia de desbridamento no ombro, devido a uma infecção pos cirurgica, e os medicos estão esperando uma "cicatrização por segunda intenção",ou seja, os pontos estão abertos ate que a cicatrizaçaõ venha de dentro para fora.Pergunto: Posso utilizar barbatimão por dentro da ferida? como?

Muito obrigado

Marcelo Luiz
marceloluizmf@gmail.com

luzm disse...

Boa Noite, sr. Emerson, tenho uma égua que está com uma grande ferida na perna, estamos banhando com chá de barbatimão, e está melhorando. Gostaria de saber se o sr. pode me mandar algumas sementes para podermos plantar, pois moramos em Itanhaem e aqui só acho a casca nas casas de umbanda e mesmo assim as vezes.
Se o sr. puder me ajudar ficamos todos agradecidos, a Ventania principalmente.
Grata, Luciana
luzm@ig.com.br

Unknown disse...

Oi , Boa tarde , fiz uma cirurgia pra retirada do útero estava com mioma já faz 19 dias , mais ainda sinto dores ao caminhar , tenho que caminhar bem devagar , e também tenho alguns pontos enflamado, comprei barbatimao hoje pra fazer banho , estou fazendo a coisa certa? Pois não aguento mais tomar remédios pra tirar dor , obrigada se puder me responder.