Um Olhar Crônico sobre os dias de hoje e alguns de ontem. Um Olhar Crônico sobre a vida nas cidades, a vida na megalópole, a vida na roça, quando é dura, e no campo, quando é lírica. Textos, Idéias & Coisas diversas, aquelas que passam pela cabeça e a gente acaba registrando, sabe-se lá pra que ou mesmo porquê.
domingo, março 06, 2005
O sorgo aparece...
file:///C:/Documents%20and%20Settings/Cia%
Essas coisinhas verdes, minúsculas, são as plantinhas de sorgo emergindo.
Não reparem na terra arada e gradeada. Não teve jeito.
Não gosto de arado e grade, prefiro mil vezes o plantio direto, mas nesse
caso não deu, tratou-se de uma emergência.
O sorgo foi plantado em áreas de pasto de braquiária, pasto já meio antigo,
com muito capim. O jeito foi apelar pro convencional. Pena... Mas às vezes
a gente tem de retroceder um passo pra avançar dois.
Pra quem não é ligado em agricultura: no plantio convencional, tal como esse, a gente ara e gradeia a terra, geralmente com 3, 4 e até mais passagens de trator. Depois planta. Com isso, a terra fica exposta ao sol, às chuvas, ao vento... Tudo isso pode levar à erosão, ou seja, provocar um prejuízo ambiental e um prejuízo econômico para o agricultor, já que a erosão leva embora o trabalho das máquinas, os fertilizantes, as sementes e, pior, o solo. E leva para os rios. (As minhas áreas estão bem protegidas, apesar do plantio convencional.)
No plantio direto nada disso ocorre. O plantio da nova safra é feito sobre a palhada da safra anterior, ou sobre a palhada do mato ou pasto. As plantas são mortas com herbicida (o mais famoso e melhor é o glyphosate, ou glifosate, princípio ativo do Roundup), ao invés dos discos dos arados e grades. A palhada protege o solo das chuvas, sol, ventos. Impede a erosão. Melhora o próprio teor de matéria orgânica do solo, funcionando como um adubo natural. Plantio direto é do bem. Uma coisa maravilhosa que, na verdade, nada mais é do que um retorno a um jeito primitivo de fazer agricultura.
Bom, resumi demais da conta, mas em essência é isso.
.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário