terça-feira, março 08, 2005

Comentários esparsos

- Como escrevi no comentário em resposta ao Helio, no post sobre o Severino, a ação dele na votação da Lei de Biossegurança, algumas leituras nos jornais – Estadão, Folha, O Globo – e, principalmente, sua entrevista para a Veja, estão fazendo com que eu revise minha opinião inicial sobre ele. Não totalmente, mas em parte. Gostei dele ouvir a voz da razão, no caso soprada ao seu ouvido por sua filha, e mudar de comportamento na votação da Lei de Biossegurança. Como dizem alguns colunistas políticos, os “ruralistas” (detesto esse rótulo) incluíram a questão das células-tronco na lei para aumentar as chances de aprovação ao uso dos OGMs – organismos geneticamente modificados – ou, popularmente, transgênicos. Passou um e passou o outro. Palmas, na minha visão de vida e mundo, para a Câmara dos Deputados. Aparentemente, Severino ficou mais pobre com a política. Isto, na Terra de Vera Cruz, tem valor infinitamente superior a qualquer atestado de honestidade emitido por quem que seja. Diz Severino que vai devolver independência à Câmara. Que o faça. Os poderes republicanos devem trabalhar em harmonia, sim, mas com independência. Enfim, a ver.


- Dei uma vista-d’olhos pelo blog Sociocracia - http://sociocracia.blogspot.com/ - um blog extremamente interessante, feito pelo Biranta, em Lisboa. A estarrecer: a grande coincidência de mazelas entre nossos políticos e os deles. Realmente, somos países-irmãos, temos o mesmo DNA.


- Chico-chiadeira; o cantor-compositor dos olhos verdes, xodó de 12 em cada 10 mulheres tupiniquins, chiou uma barbaridade, via assessorias, contra a publicação de fotos de seu namorico de sexta à tarde na praia. Ora, neguinho é mais público que nota de um real. Ou quase. Pega uma boa praia no Leblon, à vista de tudo e de todos. Acompanhado por bela morena, com idade, digamos, hummm, muito inferior. Beijam-se. Saem d’água de mãos dadas. Ora, ora, ora... Prato cheio para a imprensa. Fotografar e publicar, nesse caso, não é invasão de privacidade, já que tudo ocorreu em local público. Ser celebridade é uma coisa boa, geralmente associada a bons ganhos e bom padrão de vida, o que permite, entre outras merecidíssimas coisas, apê em Paris e praia de sexta-feira. Mas, como tudo o mais na vida, tem lá seus custos. Esse é um deles. Paciência que a moça seja casada e mãe. Quem tá na chuva é pra se molhar.


- Um vizinho, e amigo, passa pelo sítio e deixa recado com o Ismael. É para eu ligar pra ele. Ligo à noite. Ele tem um pedaço de cana no sítio ao lado e precisa se desfazer dele, pois vai plantar uma nova variedade. Oferece-me a cana. Agradecido e feliz, aceito. E as vaquinhas, penhoradas, agradecem. Se o brasileira desiste nunca não sei, mas que o brasileiro segue sendo um bom povo, disso eu sei. Ainda no sítio: é capaz que nesse próximo fim de semana eu já não veja as 200 goiabeiras. Sobrarão apenas 9 ou 10. No lugar das outras 190 vou plantar um belo pasto. A vista do meu quarto vai ficar muito, muito mais bonita. Árvores, pasto, profundidade e, breve, as vacas e bezerros pastando por ali. Coisa de pintura. Brega, sim, mas bonito pra burro.

- Um cantor famoso, chamado Chorão, membro de um conjunto também famoso cujo nome me escapa – não faço parte do target do pessoal, logo, nem cantor, nem conjunto, são famosos pra mim – é abalroado por outro veículo. O outro motorista e 3 pedestres ficam feridos. O cantor famoso – Chorão – desce do carro, socorre todo mundo, chama o socorro, fica no local. Tudo normal, né? Sim. Normalíssimo. Mas não nessa república tupiniquim. Portanto, meus parabéns ao Chorão, da banda Charlie Brown Jr. Uma de minhas próximas compras será pelo menos um CD dessa rapaziada. Não sei se vou gostar da música, mas faço questão de homenagear atitude tão normal e tão incomum entre nossos famosos.

- A jornalista italiana Giuliana Sgrena voltou pra Itália. Ferida no ombro por um tiro americano. Um agente secreto morreu, protegendo-a. Ela acusou as tropas americanas de tentarem mata-la propositalmente, para impedir que ela falasse sabe-se lá o que sobre seu seqüestro por bandidos iraquianos. Os mesmos que mantém seqüestrado, espera-se que vivo, o engenheiro brasileiro João José Vasconcellos Jr. A princípio, isso soa como um exagero ou fruto de uma mente perturbada pelo cativeiro prolongado e o medo de ser decapitada frente às câmeras. Numa zona de guerra, vivendo em clima de conflagração e seguidos ataques terroristas, a aproximação de um carro em alta velocidade desperta suspeitas. Se esse carro não para apesar da sinalização, uma coisa é certa: haverá alguma ação. E houve. Soldados com os dedos leves e rápidos no gatilho encheram o carro de balas. Mais um incidente infeliz e dramático de mais uma guerra. E aqui reside o problema: a própria guerra. Que continua, essa é a verdade. Os iraquianos foram às urnas, votaram, foi tudo bonito e esperançoso, mas a guerra continua. Bem sabemos que Saddam e seus acólitos não são, nunca foram flores que se cheirassem. Todavia, George Walker foi à guerra baseado em premissas falsas, talvez mentirosas. Com ele foram Blair, Berlusconi, o bigodudo espanhol cujo nome me escapa, e alguns outros. Entrar foi fácil, já sair... Saindo as forças de ocupação, ficarão os iraquianos xiítas (maioria da população) à mercê dos sunitas organizados e esmagadoramente pró-Saddam? E os curdos? E quem garante que, em nome da proteção aos xiítas iraquianos, agora não seja o Irã a invadir o Iraque, invertendo os acontecimentos da guerra criminosa e horripilantes de anos atrás (em que armas químicas foram usadas e populações civis massacradas)?

O Iraque é um grande imbróglio, areia demais pro caminhãozinho de George Walker.

- Peguei agora na edição on line do Estadão:

"China propõe lei autorizando ação militar contra Taiwan

Pequim - O governo chinês encaminhou hoje à sessão anual do Parlamento projeto de lei que autoriza a realização de ações militares contra Taiwan, mas, assinalou, "apenas quando fracassar o diálogo com a ilha". Os dirigentes chineses disseram que a lei tem o objetivo de "inibir os esforços de Taiwan em obter a independência permanente". O governo da ilha reagiu afirmando que a nova legislação "representa mais uma tentativa e dominação por parte dos comunistas chineses". A proposta deve aumentar a tensão na região e irritar os EUA. A votação da lei está prevista para acontecer na semana que vem."


Essa é uma notícia terrível. Não gosto do governo da República Popular da China. Serei mais claro, mesmo que desgoste a alguns: os chineses me assustam. E essa lei não está sendo proposta e criada - pois será aprovada, bem o sabemos - à toa. Eles nada fazem à toa.

- Bom, pra não ficar só com essas coisas tétricas no final, uma boa notícia: a Iowa (eta nomezinho...) acabou de parir. E é mais uma fêmea, mais uma bezerra Jersey no Sítio das Macaúbas. O bezerreiro está a ficar cada vez mais bonito, inda mais agora com a paineira em flor sobre ele.

.

Nenhum comentário: