quarta-feira, junho 13, 2007

Realidade: Pequenas Doses 13 06 07

Consuma com moderação.



Dose 1 – A brava Terra de Vera Cruz conseguiu: estamos fora da Estação Espacial Internacional, a ISS.

Eram 16 países participantes e ao Brasil caberia a produção de diversos equipamentos no valor total de míseros 120 milhões de dólares. A contrapartida primeira e mais importante seria a capacitação de centros de pesquisa e indústrias na área de alta tecnologia. Entre outros benefícios futuros ligados ao funcionamento da Estação, teríamos nosso primeiro astronauta subindo de graça em 2009.

Nada disso vai acontecer. Em dez anos não entregamos sequer um parafuso.

Mas fizemos propaganda com um ridículo vôo turístico, ao preço, somente ele, de 10 milhões de dólares – pelo menos esse foi o valor declarado.

A ISS agora tem somente 15 países-membros.

Dose 2 – Em estudo divulgado na revista Science, pesquisadores ligados à ong The Nature Conservancy, comunicaram que plantas transgênicas portadoras do gene BT, não são, necessariamente, prejudiciais à natureza.

Esse gene é responsável pela produção de uma toxina fatal a diversos insetos que atacam as plantas e existe na natureza no Bacillus turingiensis, daí seu nome. Lavouras com plantas BT tiveram detectados maior número e diversidade de insetos que lavouras convencionais tratadas com inseticidas.

Claro que ambas perdem para lavouras convencionais sem inseticida.

E, também, quase sem produção, é bom que se esclareça.


.

Um comentário:

Unknown disse...

emerson, não entendi! o que seria + recomendável para a agticultura? tenho um amigo biólogo francês que garante que a agricultura biodinâmica é o que há de melhor