terça-feira, dezembro 26, 2006

Imagens natalinas no Sítio das Macaúbas

.



Fim de tarde no dia 23 de dezembro. A cena parece, apesar da casinha meio cabocla, de uma fazenda do interior canadense em meados do outono... Talvez em Quebec, talvez em Ontario...


Não choveu nesse Natal. Só um pouco no dia 24 e na madrugada de 23 para 24, mas a terra já estava bem molhada pelas chuvas da semana.

O entardecer da véspera foi magnífico, o céu limpo depois de uma chuvinha gostosa e de um dia quente e abafado. Alguns bezerros sequer se deram ao trabalho de levantar e buscar o abrigo de uma árvore, e simplesmente ficaram deitados embaixo da chuva.


Aqui, as bezerras mais novas e um machinho entram no bezerreiro onde passarão a noite. A presença do fotógrafo, como de hábito, interfere e elas ficam curiosas.



As Jersey adultas e duas novilhas mais espertas, a Graciosa e a Estrela, pastam o tanzânia na ponta do pasto próxima do grande pé de manga-espada e da cabeceira da matinha da mina.



Harry Potter, filho da Feiticeira com o Safari, irmão da Maga...

Leva jeito de vir a ser um touro bonito.


Estou ansioso para ver como sua irmã inteira vai se sair como produtora de leite, pois a mãe é muito boa. Nesse caso, aumentam as chances dele vir a ser um bom reprodutor, ou seja, gerar filhas que também sejam boas produtoras.




Maga, Milu e Luna no pasto da parte de baixo do sítio.


Na verdade, trata-se, ainda, dos pomares de limão-taiti, tangerian ponkan e laranja-lima. Elas comem o capim que cresce nas ruas entre as linhas de árvores.


Na esquerda da foto, outras duas grandes mangueiras, também de espada. Elas escondem o bosque de jaboticabeiras antigas e enormes. Quando frutificam, dão jaboticabas enormes, deliciosas. Esse bosque, com quase vinte pés, já faz parte da mata há muitos e muitos anos.




No primeiro plano, os bezerros um pouco mais velhos, todos machos, no bezerreiro do barbatimão. Ao fundo, suas mães voltam do piquete para beber água.


Essas longas tardes de verão são muito bonitas. Isso, é claro, depois de uma boa chuvarada. Os insetos, como em qualquer outro lugar desse planeta azul, branco e marrom, com forte viés para mais marrom, perturbam. Mas, é assim que é e sem eles nada seria assim.


.

Um comentário:

Anônimo disse...

Oba, você chegou ao paraíso. Como os animais estão lindos. Aproveite bastante essa paz, começar o ano assim só pode ser tudo de bom. Feliz ano novo para todos. Maria Helena.