terça-feira, abril 26, 2005

Cansaço, miopia e experimentação

Tá no Estadão de hoje: “Uso exagerado de computador causa fadiga visual” (não coloco um link para essa matéria porquê o acesso é restrito a assinantes do jornal impresso). Resumidamente, pesquisa realizada pelo Instituto Penido Burnier, de Campinas, revelou que o uso do computador piora a visão das pessoas. Nesse pesquisa, 75% dos usuários tiveram fadiga visual, conhecida pela sigla CVS – Computer Vision Syndrome.

Isso ocorre porquê, segundo um dos especialistas, nunca nossa visão de perto foi tão exigida como nos dias de hoje e nosso olho não foi feito para ficar duas horas olhando no mesmo foco (só duas horas?). Possivelmente, o uso do computador pode estar ligado ao aumento de casos de miopia infantil.

Outro problema – e esse vai me gerar uma tremenda mão à palmatória: nosso olho pisca, em média, 20 vezes por segundo (a matéria diz por segundo). Na frente do monitor, porém, essa freqüência cai para 5 vezes. A piscada lubrifica o olho e é um instrumento de defesa. Mais um problema: os monitores modernos têm até 16,7 milhões de cores, e isso resulta num problema para a visão: a variação de luminosidade sobrecarrega a musculatura que regula a entrada de luz para a retina.

Tudo isso acaba provocando dor de cabeça, olhos vermelhos, sensação de poeira nos olhos, olho seco. Tenho tido tudo isso, vira e mexe uso colírio, e desde o começo minha mulher falou que eu ficava tempo demais em frente ao computador. “Vê lá!” – foi a minha resposta. Ela estava certa e eu, pra variar, errado. Saco!

Bom, ameniza um pouco reduzir o brilho, usar protetor de tela, trabalhar sempre com luz acesa sem incidir diretamente nos olhos ou na tela.

A matéria é muito boa. Se houver interesse posso tentar colocá-la aqui ou posso enviá-la via e-mail para quem tiver interesse.

De minha parte, acabei de aumentar o corpo das letras, o tamanho delas. Estavam muito pequenas, exigindo ainda mais esforço para a leitura (como se já não bastasse o esforço pra ler um monte de coisas que escrevo).

.

Um comentário:

Anônimo disse...

Há outras coisa que melhoram!
(1) Nos problemas infantis pode-se colocar uma gota de óleo de germen de trigo (de preferência com vitamina A), na vista. Mesmo nos adultos isso assegura uma mais duradoira lubrificação e beneficia muito. Colocar à noite. Para a "areia", ou outras inflamações locais, da vista, colocar uma gota de sumoi de limão. Arde, mas alivia imenso. Também se pode usar um preparado natural que se chama, aqui, Cinerária Marítima. A vantagem é que faz muito melhor e se pode usar com maior frequência que os colíricos. Destes não se deve abusar. Nos intervalos, um pouco se soro fisiológico não faz mal a ninguém, evita os inconvenientes da seca do saco de lágrimas...
As recomendações do artigo também são úteis, mas não chega...
Espero ter sido útil! Disponha sempre. Como já percebeu, para mim o que vale, mesmo, são as coisas naturais... Há um monte de "truques", para tudo. Pena que eu não consiga saber todos...