sábado, novembro 12, 2016

As 20 Melhores Novelas de Todos os Tempos (no Brasil, claro)



Essa lista foi elaborada pelo pessoal do Caderno 2, do Estadão (link mais abaixo). Comecei a escrever apenas uma chamada para o Facebook, mas, entusiasmei-me, virou um "textão" e o jeito foi trazer pra cá. 


É uma boa lista, da qual é difícil tirar alguma e colocar outra.
Mas...
Para mim, pelo menos 4 novelas deveriam estar entre as 20:

- O Direito de Nascer (Tv Tupi)
- Redenção (Tv Excelsior)
- Véu de Noiva (Globo)
- Irmãos Coragem (Globo)


“O direito de nascer” foi a inaugural, típico “novelão”, adaptação de novela de um autor cubano. Albertinho Limonta e Mamãe Dolores marcaram aquele período de profundas transformações no Brasil – a novela começou no final de 1964, meses depois da chamada Revolução, por meio da qual os militares tomaram o poder.

“Redenção” começou em 1966 e era a novela, um novelão, mesmo, da Tv Excelsior, o Canal 9 da minha predileção porque ali passavam algumas das coisas que eu e meu irmão gostávamos de assistir (creio que Rin-Tin-Tin era no 9). A novela nunca acabava... Durou 2 anos e a gente ali, acompanhando o Francisco Cuoco e torcendo, apesar de seu mau-caratismo.
Como são as coisas... “Redenção” (não, eu não lembrava disso, a pesquisa recordou-me, mas aí as lembranças afloraram) teve um... Transplante de coração! Uau! O personagem do Cuoco botou nosso lendário e fantástico Dr. Euríclides de Jesus Zerbini no “chinelo”! Porque a sua “vítima” sobreviveu para continuar fofocando. J

“Véu de noiva” – “Rumo, estrada turva, só despedida, por entre lenços brancos de partida, em cada curva, sem ter você vou mais só... Corro, rompendo laços, abraços, beijos...” – Hahahahahahahaha... Mais que isso não lembro, só pesquisando. Música maravilhosa, música-tema, acho que a primeira que foi criada para uma novela.
Só por essa música “Véu de noiva” já deveria estar entre as 20, mas foi uma novela legal, com o Claudio Marzo e a Regina Duarte, que tinha o rosto desfigurado, mas depois, claro, “consertou”.  A gente já tinha visto a realidade em outras novelas, como em Redenção, mas nessa a Globo começou a inovar, trazendo um pouco do dia-a-dia para a ficção.

“Irmãos Coragem” – putz... “Véu de noiva” terminou em plena Copa do Mundo de 70 (não, não lembrava disso, foi a pesquisa que lembrou-me) e foi seguida por “Irmãos Coragem”. Barbaridade! E rural, ainda por cima!
Nessa novela, a Gloria Menezes tinha três personalidades: uma boazinha, virginal, e a outra, digamos, levada da breca e uma nem sim nem não. Grande trabalho da Glória.
Outra novela com outra trilha marcante que até hoje me pego cantando ocasionalmente, porque, sei lá... Leiam, ouçam (tem aqui, com o Jair Rodrigues e, aqui, com o Milton Nascimento, as duas versões maravilhosas):

Manhã despontando lá fora
Manhã já é sol já é hora

E os campos se abriram em flor
E é preciso coragem
Que a vida é viagem
Destino do amor
Abre o peito coragem irmão
Faz do amor sua imagem irmão
Quem à vida se entrega 
A sorte não nega 
Seu braço e seu chão

É isso aí.


Agora, vou listar as 20 do Caderno 2.

Elas aparecem por ordem de entrada no ar e não por uma ordem de qualidade. Não há a “número 1”, são as 20 (o que achei legal):

01 – Beto Rockfeller (fui fanático por ela; foi a primeira novela que tirou a gente da rua pra ficar em casa, em frente à televisão – e até em Padre Nóbrega!)

02 – O Bofe

03 – O Bem Amado – fantástica!

04 – O Espigão

05 – O Rebu

06 – Pecado Capital – só a maravilhosa trilha de Paulinho da Viola vale tudo, outra música que vira e mexe eu canto e que, vira e mexe, coloco em textos no OCE falando sobre futebol:

Dinheiro na mão é vendaval
É vendaval!
Na vida de um sonhador
De um sonhador!
Quanta gente aí se engana
E cai da cama
Com toda a ilusão que sonhou
E a grandeza se desfaz
Quando a solidão é mais
Alguém já falou...

07 – Saramandaia

08 – O Casarão – grande novela... ou melhor, grande roteiro!

09 – Espelho Mágico

10 – Escrava Isaura – muito boa adaptação, excelente reconstituição de época.

11 – Dancin Days: marcante! Muito marcante!

12 – Os Imigrantes: grande novela, merecia ter tido mais público, merecia ter feito história.

13 – Guerra dos Sexos: Paulo Autran e Fernanda Montenegro? Dizer mais o quê?

14 – Roque Santeiro: fantástica! Em todos os sentidos.

15 – Vale Tudo: bem Brasil.

16 – Pantanal: Uau! Uau! Uau! Pena ter se perdido um pouco da metade em diante.

17 – Rainha da Sucata: inesquecível!

18 – Rei do Gado: era, sou, continuarei fã, mas passou uma imagem romantizada de um pessoal que, já se sabia e hoje se sabe muito melhor, não era tudo aquilo de bonzinhos...

19 – Cordel Encantado.

20 – Avenida Brasil: das modernas, a melhor.




Ah, você quer saber quais as quatro que eu tiraria das 20 do Estadão?
Sei lá!
São todas boas, claro, mas, por mero gosto pessoal, muito pessoal, tiraria a 4, a 5, a 9 e a 19. Como disse, questão de gosto.


Nenhum comentário: