quinta-feira, agosto 23, 2012

As laranjeiras em flor e o brilho da noite enluarada




Ontem voltei a sentir um perfume que está se tornando raro: a florada das laranjeiras. Quando levei o Dito para casa senti-o ao passar pelo laranjal vizinho, um dos poucos que restam em bom estado, às custas de tratos intensivos. O aroma cítrico entrou pelas janelas do carro e reduzi a velocidade, saboreando o momento.
Mais tarde, na casa da Rose e do Cesar, todos nós lamentando a situação atual, ficamos muitos minutos conversando fora da casa, a poucos metros do pomar do “seu” Antonio, pai do Cesar, deixando o perfume das flores de suas laranjeiras conduzir a conversa. Que já não era sobre os graves problemas que, principalmente eles, estão enfrentando. Não lembro mais sobre o que falamos, mas uma parte foi sobre a minha “habilidade” saladeira. Tenho devorado pés e pés de alface americana, devidamente regada a azeite e, mandatório e condição básica, aceto balsâmico. Sem aceto, sem salada. Sou radical (também nesse ponto).
Anteontem os caminhões levaram mais uma partida de frangos dos dois galpões do Cesar. Apesar disso, ele ainda não recebeu a partida anterior, cujo pagamento está atrasado mais de sessenta dias. E entregou a nova. Enquanto isso, as despesas correm e comem o dinheiro pouco que possuem (com dois filhos novos, estudando, os custos são muito altos). Só a despesa com eletricidade atinge valores enormes e a “dona” Elektro não quer saber se o produtor recebeu ou não o que lhe é devido. O que não a impede de manter sua rede sucateada, acarretando-nos prejuízos e aborrecimentos.
E os laranjais vão desaparecendo. Em seu lugar, canaviais. É o custo das doenças, principalmente o greening. A bactéria que o causa já teve seu DNA desvendado genoma por genoma pelos pesquisadores do Biológico, em São Paulo. Mesmo assim não se conseguiu, até agora, a cura ou a prevenção dessa verdadeira maldição, cuja aparição é retardada, mas nunca evitada, por sucessivas pulverizações de inseticidas para controle das cigarrinhas que transmitem as bactérias para as árvores.
Não é somente o perfume gostoso dessas tardes quentes de inverno que corre o risco de desaparecer, mas toda uma imensa e essencial atividade econômica que sustenta uma grande cadeia produtiva com empregos na casa de centenas de milhares de pessoas.
Nessa altura, bom, nessa altura do campeonato não vou falar de meus próprios problemas como produtor de leite.
Ao fim e ao cabo, o perfume das laranjeiras em flor foi sucedido pela visão de um céu absurdamente estrelado, apesar do brilho forte de uma Lua Nova a duas noites de virar Crescente, devidamente observado enquanto aguardava, com resignação cansada, o retorno da luz artificial, cara e falha. Felizmente a luz do luar derreteu a raiva e comer à luz de velas, ainda que sozinho, teve lá seu sabor especial.
Desculpem pelo título enganador. Ao invés de cálida poesia, para a qual não tenho nem o gosto e nem a capacidade, relatos de dramas econômicos. Creio que pratiquei o que se chama de propaganda enganosa. Sorry...

Nenhum comentário: