segunda-feira, maio 29, 2006

Notícias de habitantes do Macaúbas


E os habitantes do Sítio das Macaúbas? Há tempos não falo deles.

Vão bem, todos eles. Mas a Sophia morreu, atropelada. Ela ainda estava amamentando os sete filhotes e deve ter entrado no cio (ia ser operada agora), um pouco cedo demais, pois sumiu de casa. Quando isso aconteceu eu estava no Mato Grosso e fiquei ausente quase vinte dias. No dia seguinte ao seu sumiço, o Ismael encontrou-a no asfalto, morta. Menos mal que parece não ter sofrido. Mas, e os sete filhotes? Ele ficou andando por ali e ouviu uns miados. Achou três e levou-os para casa. Na hora do almoço, passou de novo pelo local e achou mais três. O sétimo sumiu, infelizmente. quando voltamos para o sítio lá estavam eles, onde continuam, saudáveis e bonitinhos. São 4 rajados (3 fêmeas e 1 macho) e 2 pretinhas. Virou uma enorme família, pois juntaram-se ao Fred e suas 4 irmãs, todos já castrados. Tomam leite gordo de manhã e à tarde, comem ração e sempre caçam um pouco. Mas são inteligentes e manhosos, pois basta a gente chegar para fazerem um concerto de miados. Quem ouve e não conhece, imagina que estão mortos de fome, mas nada disso: aprenderam que, conosco, ou melhor, com a Rosa, sempre chega peixe, carne, comidinhas gostosas e diferentes.

O Fred virou um gatão folgado, bem na linha Garfield, embora elegante, tão preguiçoso e manhoso quanto o amarelão famoso. Parou de acompanhar a gente como fazem os cachorros. Mas a Pretinha, sua irmã, não, essa continua a seguir a Rosa. Ela vai ao pomar e a Pretinha vai atrás, junto com a Panda e a Titica, as cachorras. E vai longe, até no pomar de lima. Não deixa de ser divertida a cena, a Rosa andando e as duas cachorras e a gata acompanhando, correndo, cheirando, indo e vindo.

A bezerrada vai bem, obrigado. A Graciosa segue fazendo jus ao nome, cada vez mais. E a Estrela também está cada dia mais bonita e forte. O Segundo cresce firme, parece que será um belo touro, e o Harry Potter vai pelo mesmo caminho. As novilhas e as vacas vão bem, estão bonitas, embora o leite tenha caído muito com a seca. Mandei parar com a ordenha das que já estavam com pouco leite, pois é besteira gastar energia da comida pouca para produzir leite sem necessidade e para receber um valor aviltante. Melhor usarem toda a comida para se manterem em boa forma. Os vídeos, pelo menos por enquanto, vão segurando as pontas e pagando as contas. O que vem a ser a mesma coisa.

Agora, além da Panda, tem a Pandinha. Sobrou ela e o Esrael e a Maria acabaram tendo sorte, pois conseguiram dar 6 filhotes. Nada mal. O nome é adequado para ela, pois é a cara da mãe, sem tirar nem pôr.

E assim vai seguindo a vida no sítio.

.

2 comentários:

Anônimo disse...

Puxa, fazia tempo que não se sabia dos habitantes do sítio. Coitada da Sofia, pelo menos os filhotes estão protegidos. Como é bom saber de gente honesta, sem vícios , mentiras e outros ingredientes políticamente apodrecidos. Parabéns pelo seu povo.

Anônimo disse...

por mais que eu viva, sempre vou chorar por uma gata que morre e um filhote que some. ó céus!

Emerson, quero plantar tomates em um jardineira, você pode me dar lgum conselho? obrigada