quinta-feira, outubro 27, 2016

Frases de Nelson Rodrigues



Nunca pensei em escrever um post como este, mas, lendo no Facebook uma frase atribuída a essa figura realmente ímpar em nossa literatura, teatro e jornalismo, resolvi conferir se a dita cuja era mesmo de sua lavra. Era. A pesquisa, porém, tomou-me bom tempo, todo ele dedicado a ler uma enorme quantidade de frases, uma mais interessante que a outra.

Bom, aqui vou pobremente parodiar o mestre, mas, paciência: a uma frase não basta ser bonita ou sonora, divertida, irônica ou mesmo inteligente, ela precisa ser interessante. E as frases que se seguem são um monte de coisas, mas, acredito, são acima de tudo interessantes, despertam em nós, leitores, a vontade ou, melhor ainda, a necessidade de pensar a respeito do que exprimem.

Em alguns momentos vocês depararão com trechos em itálico. São comentários meus a respeito da frase ou de uma situação a ela ligada.

Divirtam-se!

...   ...   ...   ...   ...   ...


Sou reacionário. Minha reação é contra tudo que não presta.

Foi justamente essa primeira frase – primeira aqui, pois no material de consulta ela estava lá pro meio... – que despertou-me para escrever este post.



Não reparem que eu misture os tratamentos de "tu" e "você".
Não acredito em brasileiro sem erro de concordância.

O homem só é feliz pelo supérfluo. No comunismo, só se tem o essencial. Que coisa abominável e ridícula!

Eu vos digo que o melhor time é o Fluminense. E podem me dizer que os fatos provam o contrário, que eu vos respondo: pior para os fatos.

Essa frase é muito citada, mas sempre em seu trecho inicial. Seus usuários, por desconhecimento ou por não quererem citar o time do coração de Nelson, esquecem que ela foi criada para falar do Fluminense.



Ah, os nossos libertários! Bem os conheço, bem os conheço. Querem a própria liberdade! A dos outros, não. Que se dane a liberdade alheia. Berram contra todos os regimes de força, mas cada qual tem no bolso a sua ditadura.

Como são parecidos os radicais da esquerda e da direita. Dirá alguém que as intenções são dessemelhantes. Não. Mil vezes não. Um canalha é exatamente igual a outro canalha.

Caraca! Que frase precisa! Uso-a com muita frequência, mas somente sua primeira parte. Bem, na verdade eu uso o pensamento e não essa frase de Nelson Rodrigues, porque essa verdade eu aprendi sem necessidade de leitura, bastou-me a vivência política, bastou-me, simplesmente, acompanhar, de dentro de um partido ou pela leitura dos jornais, o desenrolar da política, mormente nos tempos presentes.

Hummmmmmmmm... É, o Nelson não usaria "caraca"... Paciência.



Não estarei insinuando nenhuma novidade se afirmar que nunca houve uma multidão inteligente.

Outro grande frasista, mas americano, o Henry Louis Mencken (que Paulo Francis citava com frequência), tem algo na linha: “Ninguém jamais perdeu dinheiro acreditando na mediocridade do americano.”



Na "mulher interessante", a beleza é secundária, irrelevante e, mesmo, indesejável. A beleza interessa nos primeiros quinze dias; e morre, em seguida, num insuportável tédio visual. Era preciso que alguém fosse, de mulher em mulher, anunciando: - "Ser bonita não interessa. Seja interessante!"

Fantástica, não é mesmo?
Então, as lindas que me perdoem, mas ser interessante é fundamental!
Como? Ora, claro que sim! Linda e interessante consegue ser melhor, claro... Pelos primeiros 15 dias. Hahahahahahahaha...



A burrice é diferente da ignorância. A ignorância é o desconhecimento dos fatos e das possibilidades. A burrice é uma força da natureza.

Não há ninguém mais bobo do que um esquerdista sincero. Ele não sabe nada. Apenas aceita o que meia dúzia de imbecis lhe dão para dizer.

O casamento é o lugar em que mais se tem solidão, 
sem nenhuma privacidade.

A vaia é o aplauso dos descontentes.

A pior forma de solidão é a companhia de um paulista.

O homem começa a ser homem depois dos instintos e contra os instintos.

O Natal já foi festa, já foi um profundo gesto de amor. Hoje, o Natal é um orçamento.

Na vida, o importante é fracassar.

Hummmmmmmmmm... Diria que consegui um MBA nessa matéria.
Alguns dizem que sou, na verdade, um PhD.



A ideologia que "absolve e justifica os canalhas" é apenas o ópio dos intelectuais.

Só o inimigo não trai nunca.

Invejo a burrice, porque é eterna.

Deus está nas coincidências.

Nem todas mulheres gostam de apanhar, só as normais.

Como fazer uma coletânea do Nelson e deixar fora justamente essa?
Sem chance.



Muitas vezes é a falta de caráter que decide uma partida. Não se faz literatura, política e futebol com bons sentimentos.

Ah, se Nelson vivo fosse nesses tempos presentes viveria estarrecido com a “sem gracice” de nosso futebol e de seus críticos, todos loucos de vontade em transforma-lo num simples videogame.



Não se apresse em perdoar. A misericórdia também corrompe.

O jovem tem todos os defeitos do adulto e mais um: o da inexperiência.

O pudor é a mais afrodisíaca das virtudes.

O brasileiro não está preparado para ser o maior do mundo em coisa nenhuma. Ser o maior do mundo em qualquer coisa, mesmo em cuspe à distância, implica uma grave, pesada e sufocante responsabilidade.

A liberdade é mais importante do que o pão.

O sábado é uma ilusão.

O amor entre marido e mulher é uma grossa bandalheira. É degradante que um homem deseje a mãe de seus próprios filhos.

A grande vaia é mil vezes mais forte, mais poderosa, mais nobre do que a grande apoteose. Os admiradores corrompem.

Ser bonita não interessa. Seja interessante!

Parte II, digamos.



Amar é dar razão a quem não tem.

Convém não facilitar com os bons, convém não provocar os puros. Há no ser humano, e ainda nos melhores, uma série de ferocidades adormecidas. O importante é não acordá-las.

Toda a unanimidade é burra.

A beleza interessa nos primeiros quinze dias; e morre, em seguida, num insuportável tédio visual.

Parte II, digamos. É muito comum a frase completa ser desmembrada, como vimos.



Nada mais cretino e mais cretinizante do que a paixão política. É a única paixão sem grandeza, a única que é capaz de imbecilizar o homem.

Toda unanimidade é burra.
Quem pensa com a unanimidade não precisa pensar.
Aqui ela está completa.



A televisão matou a janela.

O brasileiro é um feriado.

O socialismo é uma maneira facílima de ser intelectual sem ligar duas ideias.


Nenhum comentário: