sábado, abril 02, 2016

As bundas dos cavalos da Roma antiga e as viagens espaciais


Nem sempre prestamos atenção ou damos valor ao passado. Nosso dia-a-dia é mais frenético do que jamais calhou de ser e mal temos tempo para o presente. Como o passado são águas passadas e o futuro promete ser mais frenético do que é o presente, que já não deixa tempo para nada... Adeus passado?

O passado, porém, é muito importante, ele é fundamental para sabermos quem somos. Existimos porque temos passado, o que pode parecer óbvio ou redundante ou até tolo, mas não é. Basta parar um pouco e pensar.

Ok, mas isso aqui não é texto de autoajuda ou coisa que o valha, é só uma crônica para o fim de semana. Na verdade, pretendo contar para vocês uma curiosidade que, sinceramente, achei fantástica quando dela tomei conhecimento há muitos anos. Nunca mais a esqueci e vez ou outra releio, mudo uma palavrinha ou outra e passo adiante novamente. Não será de estranhar, portanto, se um ou dois dos que agora me leem já a conhecerem.
Vamos lá.


Bitolas, bundas equinas e viagens espaciais

A bitola padrão (distância entre os trilhos) das estradas de ferro
americanas é de 4 pés e 8 1/2 polegadas. É um número bem esquisito.
E por que essa bitola é usada?

Porque essa é a bitola que é usada na Inglaterra, e as ferrovias americanas
foram construídas por ingleses, que simplesmente fizeram as ferrovias americanas iguais às inglesas.
Ok, mas por que os ingleses usam essa bitola?

Porque as primeiras linhas férreas foram construídas pelos engenheiros que
fizeram os primeiros bondes, e foi essa a bitola usada, a mesma dos bondes.
Certo, mas então por que era essa a bitola?

Porque o pessoal que construiu os bondes usava os mesmos gabaritos e
ferramentas usados na construção das diligências, e elas tinham essa bitola.
Tá bom, entendi, mas por que as diligências usavam essa bitola?

Porque se usassem qualquer outra bitola, suas rodas quebrariam nos sulcos
das estradas inglesas, que têm seus sulcos muito uniformemente cavados.
Hummmm... Mas por que as estradas inglesas têm sulcos tão uniformes?

Porque as estradas inglesas, como a maioria das velhas estradas
europeias, foram construídas pelos romanos para a movimentação de suas
tropas. E as carroças e as bigas romanas tinham sempre a mesma bitola justamente para não quebrarem nos sulcos cavados nas estradas.

Chegamos, então, finalmente, à resposta da pergunta original.

A bitola padrão das ferrovias americanas é de 4 pés e 8 ½  polegadas porque deriva das especificações originais das carroças militares do exército romano. 
E essas carroças foram projetadas para a largura de duas bundas de cavalos, lado a lado, que as tracionavam.
Portanto, 4 pés e 8 ½ polegadas era a medida padrão dos quartos traseiros dos cavalos de tiro romanos.




Veja, agora, o que isso veio a provocar muitos séculos mais tarde.


Quando você vê o Space Shuttle em sua base de lançamento, há sempre dois
foguetes propulsores auxiliares presos a ele perto dos tanques de
combustível, chamados de SRB (Solid Rocket Booster).



Os SRBs são feitos pela Thiokol, numa fábrica em Utah.

O projeto original dos engenheiros era para fazê-los um pouco mais gordos, com uma aerodinâmica diferente. Entretanto, de Utah para Cabo Canaveral, na Florida, eles deveriam ser transportados de trem. Como existem vários túneis nessa rota, e esses túneis foram construídos para comportarem um
trem, cuja largura é determinada pela bitola da ferrovia, que tem, é claro, aproximadamente a mesma largura da bitola das ferrovias inglesas que, por sua vez...

Chegamos à conclusão que o desenvolvimento de um dos maiores projetos
de transporte da humanidade foi originalmente determinado pela largura
de duas bundas de cavalos de tiro romanos, lado a lado, puxando uma carroça.

Bem-vindos ao futuro.   




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