segunda-feira, fevereiro 18, 2013


Bem-vinda, companheira Yoani

Para começo de conversa: companheiro é substantivo e adjetivo e não é sinônimo de membro de grupo político. Companheiro pode ser aquele que acompanha outro numa luta, numa aventura, numa jornada. Yoani Sanchéz, cubana, blogueira, é companheira na luta pela democracia, na luta por direitos básicos, essenciais, como ir e vir, expressar livremente o que pensa, votar e ser votada, entre outros.
Há anos ela luta contra o regime dos irmãos Castro. Sim, é verdade, às vezes sua presença na mídia chega a ser um pouco cansativa, até pensei assim, mas, querem saber? Melhor ser assim do que o contrário. Finalmente, depois de quase seis anos de tentativas inúteis, Yoani conseguiu seu passaporte e deixou Cuba, para uma viagem por vários países.
Sua primeira parada foi em Recife e em pleno Guararapes, nome que homenageia uma batalha de brasileiros contra os que, então, eram considerados invasores, um grupo de brasileiros manifestou-se contra sua presença, manifestou-se contra sua liberdade essencial de ser humano de poder ir e vir para onde melhor lhe aprouver.
Seria irônico se não fosse trágico.
A própria blogueira, porém, disse tudo a respeito:
 "Viva a democracia, quero também essa democracia no meu país."



É triste que os perseguidos pela polícia política do regime militar hoje exerçam papel semelhante no conteúdo, apenas com os (supostos) sinais trocados.
Democracia é valor, é um princípio, é um direito fundamental a todo ser humano, muito acima e além das reles querelas político-partidárias. Por isso mesmo é tão ameaçada e violentada por esquerdistas, direitistas, centristas, fascistas, nazistas e outros istas.
Em nome, portanto, da democracia, bem-vinda ao Brasil, companheira Yoani Sanchéz.

Nenhum comentário: